top of page

A ASSOCIAÇÃO ANTI-ÁLCOOL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE APOIO AS FAMÍLIAS DO EXTREMO SUL CATARINENSE – “VIVER LIVRE”, fundada em 31 de julho de 2008, localizada na Estrada Geral Alto da Esperança-Praia Grande/SC é uma instituição que exerce um trabalho filantrópico, sem fins lucrativos, oferecendo acolhimento à pessoas com problemas de alcoolismo e dependência química, doença qualificada e reconhecida pelo C.I.D. (código internacional de doença – F19. 2), não tendo nenhum tipo de distinção de raça ou nacionalidade, convicção política, credo ou  condições sociais, visando apenas o bem estar social.

Temos por missão, buscar a recuperação e o apoio aos dependentes químicos e alcoólicos, e suas famílias, sendo estas, as que mais sofrem com a situação.

Tem por objetivo, retirar do convívio social os indivíduos alcoólatras ou drogados, para fazer um trabalho quanto a sua dependência, e de re-socialização devolvendo-os para a sociedade, em sã consciência de que os mesmos podem ter um convívio social normal e harmonioso com os demais, além de fazer um trabalho com a família do acolhido, pois essas pessoas mais do qualquer outra, são peças importantes e fundamentais na recuperação do individuo, pois a família é o alicerce para qualquer ato na vida do acolhido, e o maior apoio na sua recuperação e re-socialização.

Temos por valores, Acolhimento digno, respeito, confiança, sustentabilidade e plano de recuperação ao acolhido.

Nosso principal público alvo são dependentes químicos e alcoólicos, entre 18 (dezoito) e 65 (sessenta e cinco) anos, do sexo masculino, da região do extremo sul de Santa Catarina, e outras partes do estado. Temos por meta a conscientização dos malefícios causados pelo álcool e pelos entorpecentes, e, principalmente, a ajuda na recuperação e re-socialização das pessoas que tem a vontade de se verem curadas desses vícios, destas doenças que acabam com vidas, não só de quem usa, mas de quem convive com os usuários.

Como assistência e acompanhamento ao acolhido, temos atualmente, uma secretária, uma manipuladora de alimento ( auxilia na cozinha,  despensa e horta), uma Psicóloga, uma Enfermeira, Coordenadores, Monitoria aplicando palestras em relação, principalmente, aos 12 passos do A.A e N.A, e, dependendo do caso clínico, será encaminhado ao médico se necessitar de algum medicamento. Entretanto se precisar de atendimento odontológico, dependendo do motivo é encaminhado ao posto de saúde ou particular caso a família colaborar.

O trabalho com o acolhido, para sua reabilitação e desintoxicação é feito através de atendimentos em grupo e individual, atividades que ocupem sua cabeça e pensamento, como trabalho com terra e manutenção da instituição, espiritualidade que é essencial na vida de um ser humano, e palestra sobre suas dependências, o risco a sua saúde, vida e dos transtornos que causam as pessoas a sua volta, principalmente aos que amam.

Avaliamos nosso trabalho como excelente, pois uma grande parte dos acolhidos se reabilita, pois sabem o destino que tem se continuarem no vício, mesmo não sendo fácil a caminhada, mas a força de vontade supre as barreiras, pois o trabalho feito em nossa Comunidade Terapêutica visa muito à conscientização dos malefícios causados pelos seus vícios.

Plano de Trabalho

Ninguém é perfeito, mas todos devem tentar sê-lo

bottom of page